segunda-feira, 18 de março de 2013

Anna e o Beijo Francês - Stephanie Perkins


Eu não sou muito fã de Chick-lit adolescente (eu não consigo aceitar que Fazendo Meu Filme esteja neste estilo), acho que as vezes quero me mostrar adulta demais, mesmo lendo literatura de mulherzinha quero ler de "mulher" e não de adolescente, mas de vez em quando leio alguns, principalmente quando é um sucesso não é. Então trouxe o primeiro livro publicado no Brasil da escritora Stephanie Perkins, considero uma pedida interessante.
Livro: Anna e o Beijo Francês -  Stephanie Perkins

Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

Temos nesse livro uma adolescente que está se formando na escola e para seu último ano, seu pai resolve mandá-la para um internato na França, lembrando que ela é uma cidadã americana. Anna Oliphant (elefante para mim, banana para os amigos heheh), não está nem um pouco empolgada com isso (como qualquer leitor já deveria imaginar), porém seu pai, que é separado da sua mãe é um super escritor, que fala sobre amores e doenças, coisas que a própria filha considera idiota e clichê, que viraram filmes famosos (em me lembrei na hora de um certo escritor, que fala sobre guerras do Iraque, amores, cartas, doenças, religião e muita morte, que se você prestar atenção saberá quem eu estou falando). Anna está magoada vai largar os amigos, um rapaz lindo e seu irmãozinho para explorar o desconhecido perfeito, por que quem não queria conhecer Paris não é verdade.
Então ela conhece uma garota a Meredith, que lhe apresenta por fotos, os casais John e Rashimi, St. Clair, e Ellie, então rola uma pequena curiosidade devido o resumo do livro.
Então vou falar um pouco sobre Étienne (como aquele crítico do absolutismo nas aulas de história) St. Clair, ele tem um nome francês, mas um pai que mora em Londres e uma mãe em São Francisco, ele é um Deus Grego da escola, aquele cara que deixa todas meninas babando com um sorriso poderoso, inclusive Anna, como ela fala é "tão tola como todas as outras".
Eu me identifico com Anna, ela é bem crítica mesmo, de apelido, cabelo as coisas da escola nada ela deixa passar, mas é uma jovem bem articulada também e simpática, dentro dos seu limites.
Então acho que a continuação da história, vocês já devem imaginar, Anna, vai se enturmando na escola, se sente muito atraída por St Clair, que é cheio de segredos e histórias perturbadoras da vida, além de ter uma namorada. Com os amigos da nova escola Anna, amadurece aprende e descobre alguns segredos que rodeiam aquelas pessoas naquele internato na cidade paraíso (como no título do livro de Hemingway Paris é uma Festa!), nossa protagonista também descobre coisas de seus amigos dos EUA e com isso amadurece e se prepara para ser uma crítica de cinema bem famosa, que é seu grande desejo.
Eu custei a começar o livro, achei o início um pouco arrastado, mas enfim é uma boa estória, só não exalto o coro de muitos fãs como eu pesquisei na internet, não sei por que achei uma história que fugiu bastante da minha realidade, mas que não conseguiu me surpreender, quando eu leio um livro eu espero me identificar com algum personagem ou que este faça com que eu deseje estar na história e eu achei esta bem distante de mim.
Mas é um bom livro, um pouco mais profundo que uma história de adolescente normal e com uma pegada de romantismo que só fato de acontecer em Paris, já iria trazer para a história.

7 comentários:

  1. Livro perfeito demais... Li e reli em dois dia. Me apaixonei pelo Étienne, pela história, e daria tudo para estar no lugar da Anna haha' É uma história envolvente que não me deixou desgrudar do livro, peguei emprestado com minha amiga e no dia seguinte ia devolver, mas peguei de novo e já reli (em um dia novamente)... Li primeiro "Lola e o garoto da casa ao lado" da Stephanie e da mesma maneira me apaixonei. Apenas muito ansiosa para seu outro livro ser publicado aqui no Brasil e eu conseguir ler (que isso ocorra o mais rápido possível)... Muito boa sua resenha, me deixou com vontade de ler de novo o livro (ter acabado de devolver o livro (quase) também) hahah'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado da resenha, e também do livro, a Stephanie tem uma pegada muito bacana, pois ela fala sobre adolescentes sem descrever rebeldia, ou fatos sobrenaturais, uma coisa em parte com uma dose de realismo mesmo.

      Excluir
  2. eu amo o livro mas eu queria que tivesse o filme tambem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. eu amo o livro mas queria que tivesse o filme............................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria uma boa o filme msm e eu já imagino a Lily Collins protagonizando heheheh.

      Excluir
  4. Hoje de tarde terminei de ler esse livro , só tenho uma coisa pra dizer : A-M-E-I.. emprestei da minha amiga esse e o livro Lola e o Garoto da casa ao lado , to loca pra começar !! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário!! Lola e o Garoto da Casa ao Lado é muito fofo mesmo!!! Depois passe aqui para comentar o que achou dele.

      Excluir