terça-feira, 5 de novembro de 2013

Amante Indócil - Janet Dailey

Hoje tenho uma resenha dessa famosa autora de romance,que foi uma das primeiras a ter um destaque maior saindo do gênero livro "barato".
Livro: Amante Indócil - Janet Dailey

Sinopse:Diana Somers tinha sua própria maneira voluntariosa de conseguir o que queria. Quando seu casamento acaba por causa do ciúme do marido, ela volta para a casa do pai, uma estância no Meio-Oeste americano, assumindo a administração da propriedade. E lá conhece Holt Mallory, o homem que dirige a estância com mão de ferro... e Guy, seu filho, que fica fascinado por sua beleza.

Olha depois de A Carícia do Vento, eu aprendi que se quer ler a autora você tem que ser amoral (não ligar muito pra trejeitos, bons costumes), porque os livros dela mostram a realidade nua e crua, desejos bem obscuros e atitudes baseadas no instinto. Então eu me despi de todas as minhas ideias e fui dar uma chance para a autora, me convencer.
Bem a protagonista da história é Diana Summers, filha única de um fazendeiro uma mulher voluntariosa, cheia de vontade que volta para casa após um casamento fracassado, que aparentemente ela usou para fugir de sua casa, mas que obteve um resultado desastroso.
No início da história temos aquelas situação complicada o  pai da protagonista conhecido como Major, contrata um homem para ser seu braço direito na fazenda, é aquela velha ladainha, só teve uma família e precisa de um macho para cuidar dos negócios, esse cara é Holt Mallory, que tem um filho chamado Guy. Essa situação deixa  Diana, ainda uma jovem com 16 anos, revoltada, pois não queria entrusos lidando com sua fazenda. Depois ela vai pra faculdade e lá conhece o marido do casamento desastroso. Na volta para casa que sempre é um momento terrível, ela se vê diante de um Holt dominando a fazenda inteira, o filho dele Guy um jovem que sempre foi  apaixonado por ela e não tem um bom relacionamento com pai e o Major seu pai mais velho e abatido. é então que começa a história do livro, porque o início foi só uma introdução, Diana acaba ficando um dia com Guy por pena, mas se sente atraída por Holt, e acaba num momento de aventura do livro, tendo uma tórrida relação com ele. Nesse ponto você entendeu a bagunça da história não é, pai e filho loucos pela mesma mulher e esta acabou ficando com um por pena, quando está bem atraída pelo pai mesmo, isso tudo é tratado de certa forma como se fosse o normal. Mas mudando um pouquinho de tema, na introdução tem um comentário sobre uma lenda de  um cavalo e eu fiquei pensando o que isso vai ter com a história??? Para minha surpresa temos a parte mais interessante do livro, pois o "vilão" da história é um personagem bem peculiar, um cavalo selvagem que quer montar um harém e está dando prejuízo na criação de cavalos na fazenda de Diana. Esse cavalo dominou a história inteira, foi bem difícil matá-lo e as descrições foram muito bem escritas.
O relacionamento entre Guy e Holt, os rivais pelo carinho de Diana, eu particularmente não gostei, era tudo muito frio, afastado, e como foi mostrado no início eles eram quase estranhos pois tinham ficado muito tempo sem se ver. Mas deu muita tristeza, ver o sofrimento de Guy, pelo pai estar com Diana e o final da história foi muito triste também, achei que poderia ter sido mais feliz neste ponto.

Para mim o forte da autora é justamente colocar situações de discussão de moral, o que é certo e errado, numa questão cotidiana e como se tudo fosse normal de se ler, nesse ponto ela tem seus méritos e destaque.

2 comentários:

  1. Pra mim esse é um clássico da Janet, pra mim só perde para A caricia do vento, clássico dos clássicos. Sei que é um pouco polêmico, mais essa realidade é o diferencial dela.

    Uma pena ela não esta mais entre nós, mais seu legado sempre ficará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sue comentário!! Ela se destacou bastante. O legado dela permanece na memória e no destaque que ela possui.

      Excluir