domingo, 17 de agosto de 2014

Cartas a um Jovem Administrador - Idalberto Chiavenato #PARTE1

Para quem já conhece o blog, percebeu que estou trazendo alguns comentários diferentes sobre livros diversificados, quando a gente gosta do que estuda, fica com vontade de incluir nos nossos hobbys,que é o que farei hoje.
Livro: Cartas a um Jovem Administrador - Idalberto Chiavenato

Sinopse: Sem nenhuma pretensão didática ou teórica, o professor Chiavenato traz neste "Cartas a Um Jovem Administrador" reflexões sinceras sobre a arte de administrar e gerir, na tentativa de incentivar todos que se iniciam na profissão. Para ele, mais importante que conceito é o gesto de compartilhar experiências diversas sobre a moderna ciência da administração e o verdadeiro e significativo papel do administrador na atual gestão contemporânea.

Falar desse livro é um pouco complexo, primeiro pelo fato de ser escrito pelo considerado  maior nome de administração do país (merecido) e também porque o que vai ser falado aqui não mostra de fato de que aí não temos, um casal, um dilema, o livro é um relato de como funciona a profissão de administrador e nesse ponto o autor foi sensacional.
Em muitas faculdades, existem um determinado trabalho que pode ser chamado de Trabalho Acadêmico Integrador (ou outros nomes), que engloba as disciplinas cursadas num determinado projeto, para mim é isso que funciona esse livro, através de uma linguagem simples, o Chiavenato mostra através de comparações com o cotidiano (futebol, música, relacionamentos, etc) todos aqueles textos, artigos, livros que você vai estudar e se deliciar no curso de administração, para quem está cursando, ou concluiu pode ver claramente onde entra cada estudo efetuado, nas páginas do livro.
O primeiro capítulo, trata de uma situação corriqueira na faculdade de administração, a questão do estudo de caso, todos alunos enfrentam isso várias e várias vezes, não só nesse curso com em vários outros, é apresentado uma situação, e gera discussões em torno da melhor forma de resolver o problema, tudo bem que não existem situações idênticas, porém é a partir de casos parecidos que as pessoas podem analisar outros, além do que aparece uma das palavras mais importantes do curso que já estude ENTORNO, essa palavra representa o ambiente no qual você, os demais colega e a organização está inserida e tem papel principal no seu estudo de caso, necessitando de uma análise muito bem elaborada. Essa análise me faz lembrar uma teoria que me deixou fascinada e que eu penso nela praticamente em todos os dias da minha vida Teoria do Campo Vital do Kurt Lewin, pois cada pessoa tem sua percepção de mundo e tira suas próprias conclusões a partir desta, acho que ela permeia todas relações humanas. O administrador, tem que ter uma percepção de tudo, utilizando seus sentidos de forma a aproveitar as oportunidades, porém esse ponto ainda encontra a questão da teoria já citada aqui, sendo assim a prática não é tão simples. Outra questão envolve a parte de mudanças, sim é difícil mudar de opinião, quebrar a cara com uma ideia errada e a gente sofre demais com tudo isso, de cara num capítulo tão rico temos mais uma Teoria contada de forma cotidiana, Teoria da Dissonância Cognitiva. Mais um dado do capítulo, é que muita gente pensa, eu preciso realmente estudar português, sim você precisa saber essa matéria, porque na função você tem que comunicar, todos precisam saber o que você quer dizes, então entender a nossa língua em toda sua complexidade, é sim muito importante e também a tribo que vai envolver essa comunicação, também incluo o uso de todos os nossos sentidos (paladar, audição, visão, tato, olfato) nessa "arte de administrar" e novamente chamo a atenção para palavra entorno. Outro fato é sobre motivação, nessa parte foi possível perceber a presença das várias teorias que a gente estuda, para explicar o motivo e como funciona o processo dessa questão, enfim fato é que ninguém motiva ninguém, mas o adminstrador tem que auxiliar num ambiente (novamente o Entorno), para não deixar o grupo desmotivado, e trazer o comprometimento deste para com a organização, um empregado comprometido é ótimo para empresa (temos então mais um estudo teórico). Por fim o Administrador tem que ser humano e isso é muito bem definido no conceito do Emporwement.
Segundo capítulo trata de da produção de resultado, sim o profissional tem que ser eficaz, se isso puder se juntar a eficiência, melhor ainda. Você tem que juntar tudo que aprendeu em busca de alcançar um determinado resultado, e nesse ponto a questão da tomada de decisão, nessa vida acadêmica, as vezes buscando explicações em teorias cabulosas, que as vezes estão melhor explicadas em situações cotidianas, até porque teorias, necessitaram de pesquisas e estudos práticos para serem fundamentadas, é importante nesse contexto, apreciar a simplicidade das coisas e eu acho que é a base não só desse capítulo como do livro todo. Nesse capítulo também percebemos, a interdependência sistêmica, a organização é um time de futebol, uma orquestra, um corpo, um quebra cabeça e cada parte é importante. É preciso alguém para gerenciar tudo isso e também é preciso inspiração para que tudo fique agradável aos sentidos alheios.  Também temos nesse capítulo colocações, que mostram aspectos da Teoria Clássica como a especialização de mão de obra e divisão de tarefas. Além de ter uma palavra muito importante nessa parte flexibilidade.
Terceiro capítulo mostra a importância da administração, todas as pessoas precisam administrar sua vida, suas relações, seus projetos, não é apenas a questão de administrar sua loja, o mundo é uma organização então ele precisa de administração, quando você decide e precisa conviver em sociedade você precisa conviver com as atitudes da profissão. A administração não vem com uma fórmula pronta, você precisa analisar sem ambiente (ENTORNO NOVAMENTE), para que você escolha uma determinada tomada de decisão sobre uma determinada situação.
Quarto Capítulo explora com quem você vai trabalhar, todos que rodeiam, as pessoas da parte externa, clientes, fornecedores etc. Todos devem ser trados como clientes, porque tudo que envolve a organização, quer receber algum retorno positivo dela, e para isso que ela deve existir, para trazer benefícios para os envolvidos diretos e indiretos. Para tudo isso o espírito de equipe e o empowerment, tem papel fundamental.

Acho que pararei por aqui nesse post, fazendo amanhã uma parte 2

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