sábado, 27 de abril de 2019

Literalmente Amigas- Marina Carvalho e Laura Conrado

A resenha de hoje é sobre um livro que eu li há quase um ano atrás e jurava que já tinha falado dele aqui.

Livro: Literalmente Amigas- Marina Carvalho e Laura Conrado- Bertrand Brasil 
Sinopse: Quando Gabi e Lívia, apaixonadas por livros, se conheceram em uma comunidade sobre literatura em uma extinta rede social, não imaginavam que se tornariam melhores amigas e que criariam um blog de resenhas literárias, o Literalmente amigas. Desde então, elas são inseparáveis, apesar das personalidades muito diferentes. Gabi é um pouco avoada, desorganizada financeiramente, de riso fácil e vive uma história de conto de fadas com o namorado. Já Lívia é assertiva, firme e possui planos bem-delineados para seu futuro, embora ainda não tenha encontrado o emprego dos sonhos nem um romance como os de seus livros favoritos. Juntas, elas enfrentam as dificuldades da juventude, até tudo mudar quando ambas são selecionadas para a mesma vaga — para a qual as duas se inscrevem, sem contar uma para outra — em uma editora. Será que a paixão pelos livros, que antes unia as amigas, agora se tornará o motivo do término da amizade?


Quando eu vi esse livro na pré-venda, há quase um ano atrás eu fiquei super empolgada, eu adorei a proposta, com duas autoras escrevendo sobre duas amigas cada qual uma personalidade bem diferente e eu imagino o quão trabalhoso deve ter sido o processo de escrita. Eu já acompanho o trabalho das duas há algum tempo, são mineiras como eu, além do que eu gosto de privilegiar a literatura brasileira, sobretudo neste gênero que ainda sofre preconceito por aqui, que é o chick-lit. O enredo fala sobre duas amigas, com personalidades e vidas bem distintas, mas unidas pela paixão pelos livros e na escrita de um blog sobre esse amor. Gabriela é fanática pelo futebol (Atlético-MG),pelo namorado e por artes, está concluindo um mestrado mas está passando por um bloqueio e brigas com orientador, e ainda apara piorar não conseguiu se encaixar na profissão fazendo com que acumule problemas financeiros e causando um caos em seu paraíso. Lívia trabalha em uma editora, tem certo reconhecimento na área, mantém as contas em dias, mas a danada não tem sorte no amor e ainda acha que poderia deslanchar mais na carreira. Apesar dos clichês do chick-lit o livro segue bem e com tiradas engraçadas, as duas começam a disputar uma vaga numa conceituada editora, que vai mostrar um louco processo seletivo e por a prova não só amizade como as escolhas na vida. As autoras fizeram um trabalho muito bem feito, é uma leitura leve, contemporânea e para quem é de Minas e sabe de futebol, os lugares turísticos e tudo mais vais e identificar demais. EU apenas senti falta de uma explosão no enredo algo que mesmo no chick-lit cause impacto fazendo com que a gente queira devorar o livro. Embora ainda sim cumpra o combinado do chick-lit que é uma leitura leve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário